CEGUEIRA DA VISÃO FLORIDA

Esta crônica poética tem duas leituras: a primeira leia apenas o que está escrito em preto; a segunda, substitua o nome das flores na seqüência da linha anterior pelas palavras em vinho que se encontram entre parênteses


Vemos tudo e somos cegos
Santa teimosia!
Hortênsias nos enganam (caprichos)
Perdeu-se a primazia!
Ametístea ou Acônito? (confiança ou desconfiança)
É o Cardo da fantasia. (desgosto)

Temos Mil-Folhas no peito (coração cicatrizado)
Murta que resiste (coração forte)
e como Lírio, insiste (coração terno)
em ser Jacinto, refeito (coração alegre)

Nos fatos, surgiu Heliotrópio (aproximação)
Qual Lírio, Branco! - se iludia (pureza)
Botão-de-ouro! Esse malbendito ópio, (alegria)
Balsamina e Maravilha trazia. (fragilidade e tristeza)

Açafrão e Martírio? Malva. (incerteza, dor, penas)
Adônis chega e nos condena: (desgosto de amor)
Cravo-da-Índia, a nossa pena. (separação)
Adeus, Manjerona alva! (formosura)

Havia de mim Artemísia, havia Alfazema (fidelidade, carinho, respeito)
Angélica-dos-jardins despertava (inspiração)
(Eram em mim Bola-de-neve), (era Anis, era Anis!)
(orgulho, promessa)
E com Begônia e Boa-noite eu amava (cordialidade, discrição)

(Embora também houvesse
Cravos e Orquídeas (ardor, ardor)
e os arroubos de um Jasmim, (amor voluptuoso)
quebrou-se Madressilva (laço)
quedou-se a Camomila (ligação afetuosa)
diante de Narciso (egoísmo, vaidade)
e Papoula se instalou (fraco ardor)
e Dália, disto, aconteceu (reconhecimento)
apagando o Girassol) (fascinação)

Camélia e Lírio-dos-Vales! (altivez, garridice)
Em mim, com Macela, se fez firmar (bravura)
Ah! eu Margarida, eu Margarida-dos-prados!
(aspiração, coração simples)
Tinha um Amor-Perfeito pra lhe dar (pensamento afetuoso)

Mas faltou Mimosa em você e tudo se esfacelou (segurança)
E Perpétua, eis!, o que pôde sobrar como Hortelã
(eterna saudade, memória)
Nem de mim, muito ficou, nem Miosótis (fiel recordação)
Nem o gosto da Lilás, que seria como um afã (amizade)

E uma Tulipa eu faço: (declaração)
Há uma Violeta que se aproxima (amor oculto)
E como Rosa me refaço (amor)
Tenho no peito agora um Alecrim (coração feliz)
Benzadeus este fim.

(agosto/2001)

DÊ SUA NOTA: